08/09/2020

É advogado e já precisou coletar provas aos finais de semana ou feriados?

Essa é uma situação recorrente para advogados que

print screen, ou captura de tela, é um dos métodos mais comuns para a coleta de provas online. O fato de ser simples e instantâneo faz com que ele ainda seja utilizado por muitos advogados, porém, não é um método seguro para comprovar crimes online.

Por que o uso do print screen para comprovação de crimes online não é seguro?

Nesses tipos de caso, o uso do print screen, ou captura de tela, não é recomendado. Como se trata de um mero arquivo de imagem, ele pode ser manipulado ou forjado com facilidade, de modo que não constitui prova sólida em juízo.

Para que você possa coletar a prova com segurança e proteger a sua cliente em casos assim, a melhor solução é a PACWeb – Prova de Autenticidade de Conteúdo Web.

A PACWeb é a ferramenta mais segura do mercado por ser a única em que a prova coletada é acompanhada dos metadados necessários para a sua autenticação em juízo. Metadados são dados sobre dados, ou seja, são informações adicionais sobre um arquivo digital – neste caso, sobre a prova. Entre eles estão as informações sobre o domínio do site, nome e CPF do responsável pela coleta da prova, data e horário da coleta e endereço de IP e geolocalização do dispositivo utilizado para a coleta.

A coleta de provas de conversas de Whatsapp pode ser feita com facilidade através da PACWeb. Basta seguir estes passos:

  • Baixe o plugin PACWeb e o instale no navegador Chrome;
  • Abra a página do Whatsapp Web e ative o plugin. Por razões de segurança, uma nova aba do Whatsapp Web será aberta quando o plugin for ativado;
  • Na nova página, abra a conversa que deseja capturar, e certifique-se de que a mensagem que marca o ponto inicial da coleta esteja visível na tela. O plugin capturará todo o conteúdo a partir dela.

A captura da prova pode demorar alguns minutos, a depender do tamanho da conversa selecionada, mas o relatório com a prova coletada será aberto no navegador automaticamente após a captura. Confira se o relatório contém todas as mensagens necessárias e confirme a certificação em Blockchain.

Certificação em Blockchain

A PACWeb ainda traz a segurança dos metadados pois utiliza a tecnologia Blockchain para certificar as provas coletadas pelo plugin.

De modo resumido, o Blockchain é um tipo de base de dados distribuída e descentralizada, que se encontra em milhares de computadores ao redor do mundo ao invés de em um servidor central. Nela, dados podem ser apenas adicionados de forma linear e sequencial, mas nunca modificados ou excluídos. Essa imutabilidade garante que a prova coletada persistirá mesmo que o conteúdo original seja removido.

Além disso, todos os arquivos certificados em Blockchain recebem um hashassinatura digital única e exclusiva que os identifica. Ele é calculado a partir de cada arquivo, de modo que, se qualquer modificação for feita após a certificação, haverá incompatibilidade de hashes, e a fraude ficará demonstrada.

O Tribunal de Justiça de São Paulo já decidiu que as provas certificadas em Blockchain por meio da PACWeb são “hábeis a comprovar a veracidade e existência” de conteúdos online.

Quer coletar provas de Whatsapp com mais segurança e praticidade e proteger a sua cliente em caso de compartilhamento indevido de conteúdo íntimo? Então baixe já o plugin e aproveite a PACWeb!